XXVII Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha começam esta quinta-feira

22/11/22
XXVII Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha começam esta quinta-feira

“Pediatria em Movimento” é o mote das XXVII Jornadas de Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha, que se realizam em formato online nos dias 24 e 25 de novembro, uma organização conjunta dos Serviços de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

“Nesta edição das Jornadas pretendeu-se, a partir de um denominador comum – o Movimento, abordar uma diversidade de temas que fossem úteis na prática clínica, como ilustrado no nosso programa”, destaca o Dr. Pascoal Moleiro, médico pediatra do CHL e responsável pela Comissão Organizadora das Jornadas de Pediatra de Leiria e Caldas da Rainha.

O primeiro dia do encontro científico inicia às 9h00 com uma mesa redonda intitulada “Exercício Físico em Idade Pediátrica”, com a moderação da Dr.ª Bárbara Marques e do Dr. Marco Fernandes, e as apresentações do Prof. Doutor Pedro Morouço – “Prescrição do exercício: o ABC para profissionais de saúde”, do Dr. Pedro Moniz – “Quando o exercício é patológico”, e do Dr. Pedro Carvalho – “Aspetos nutricionais do desporto”.

Pelas 11h00 o debate tem o tema “O essencial na abordagem e orientação de…”, moderado por Daniel Soares e Paulo Maia, com as intervenções da Dr.ª Cristina Halpern – “Impacto da Pandemia no desenvolvimento psicomotor”, do Dr. João Carvalho – “Doença do Movimento: abordagem na infância”, e do Dr. José Fernandes – “PHDA”. A sessão de abertura está marcada para as 12h00, com as palavras dos representantes dos dois centros hospitalares e membros da organização das Jornadas de Pediatria.

No período da tarde, às 14h15, decorre o “Encontro com o Especialista”, um momento moderado pelo Dr. António Cruz, com a palestra do Dr. Manuel Neves, sobre a temática das “Alterações da marcha do ponto de vista ortopédico”. Pelas 15h00 realiza-se uma simulação centrada no doente pediátrico crítico, orientada pela Dr.ª Beatriz Vala, Dr.ª Mariana Costa e pelo Dr. Pascoal Moleiro. A partir das 17h00 é tempo para as comunicações orais, moderadas pela Dr.ª Cristiana Maximiano e Dr.ª Maria Zarcos, e pelas 18h30 são divulgadas as mensagens do dia, pela Dr.ª Ana Fraga, Dr.ª Beatriz Sá e Dr.ª Francisca Cardoso.

Na sexta-feira, dia 25 de novembro, o programa começa às 09h00 com comunicações orais, moderadas pela Dr.ª Madalena Sasseti e Dr.ª Vânia Martins. “Quando o sono é perturbado pelo movimento” é o tema do primeiro debate, marcado para as 11h00, com a moderação da Dr.ª Cláudia Gomes e a intervenção do Dr. Raffaelle Ferri – “Restless Sleep Disorder”, e a entrevista com a Dr.ª Núria Madureira. Às 14h30 realiza-se a segunda discussão do dia que versa sobre “O essencial na abordagem e orientação de …”, moderada pela Dr.ª Ester Gama e Dr.ª Inês Melo, com as apresentações da Dr.ª Rita Cardoso – “Diabetes e exercício”, da Dr.ª Patrícia Silva – “Doença cardíaca e exercício” e da Dr.ª Paula Pinto – “Asma e exercício”.

A conferência de encerramento decorre às 16h10, com a moderação do Dr. Bilhota Xavier, e tem como orador o Dr. Rui Mendes, que aborda a temática “A importância do Brincar”. As mensagens do dia são da responsabilidade da Dr.ª Joana Ribeiro, Dr.ª Rita Cunha e Dr.ª Sara Vale, e segue-se, pelas 18h00, a sessão de encerramento e entrega de prémios aos melhores pósteres e comunicações orais.

Os interessados podem encontrar mais informação e fazer a sua inscrição aqui.

O programa está disponível para consulta.

Partilhar

Publicações