Prémio Hologic: “Um incentivo exploratório excelente” à investigação básica e “holística” em Saúde da Mulher

22/12/22
Prémio Hologic: “Um incentivo exploratório excelente” à investigação básica e “holística” em Saúde da Mulher

Prestes a terminar as candidaturas ao Prémio Hologic Saúde da Mulher, que premeia o melhor trabalho de investigação básica, promovendo o desenvolvimento da Saúde feminina nas mais diversas áreas, a News Farma entrevistou a Prof.ª Doutora Maria do Carmo Fonseca, presidente do júri, que partilhou os objetivos e apelou às inscrições, que encerram a 31 de dezembro.

Qualquer investigador detentor do título de doutor há mais de dois anos, desde que a exercer funções em Portugal, pode submeter a sua candidatura ao Prémio Hologic Saúde da Mulher, uma nova iniciativa que incita à criatividade e ao progresso de projetos “fora da caixa” que tenham influência nas condições de saúde da mulher em Portugal e que visem responder às áreas mais afetadas no âmbito da saúde feminina.

Com um montante total de 12 mil euros, a Prof.ª Doutora Maria do Carmo Fonseca acredita que este prémio é um importante “incentivo exploratório”. É, no fundo, uma oportunidade “excelente” para jovens investigadores com ideias cimentadas e que necessitam de um investimento para poderem-nas alavancar e potencializar, ficando com resultados preliminares que posteriormente suportam candidaturas a agências financiadoras com “financiamentos mais avultados”, permitindo dar continuidade “a um trabalho mais profundo”.

A presidente do júri apela a todos os investigadores com projetos que se possam adaptar a este conceito da saúde da mulher a submeterem a sua candidatura.

Obtenha mais informações sobre o Prémio Hologic Saúde da Mulher através do site.

Partilhar

Publicações