“O coração é o motor da vida”

29/09/22
“O coração é o motor da vida”

No âmbito do Dia Mundial do Coração, celebrado hoje, 29 de setembro, a News Farma entrevistou o Prof. Doutor João Lopes Gomes, presidente da Delegação Norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), para indicar os atuais objetivos da associação.

Relativamente aos rastreios, o Prof. Doutor João Lopes Gomes indicou que são importantes para controlar e verificar se há alterações. “Podemos também orientar os doentes para melhorar a saúde do seu coração, em termos de opções de estilo de vida. Em caso de detetarmos dados anormais, encaminhamos o doente para o médico de família que já estará atualizado com os dados que fornecemos.”

No que se refere às reuniões científicas, o presidente da Delegação Norte da FPC, afirma que “há sempre desenvolvimentos. A Medicina tem desenvolvido tratamentos médicos, como é o caso do tratamento das arritmias. Nós explicamos ao doente como funcionam esses procedimentos, os riscos e as vantagens da implantação de um pacemaker e esclarecemos igualmente as dúvidas para que exista uma melhor orientação com base na informação que obtemos.”

O Prof. Doutor João Lopes Gomes destacou o grande objetivo do evento: “Use o Coração para Prevenir” que se dedica em “chamar a atenção para a importância de um coração saudável, sendo este o motor da vida. Pretendemos sensibilizar para os rastreios, as consultas, as avaliações periódicas necessárias. Sendo o coração uma máquina necessita de atenção. Hoje em dia, existem formas de melhorar o seu funcionamento, mas é importante existir cuidado e prestar atenção à capacidade do nosso motor, que depende das especificações de cada um.”

Quanto aos desafios na sensibilização da população, o especialista alerta que “o tabaco é um dos maiores riscos em relação às doenças cardiovasculares e respiratórias e, por isso, deve ser banido em definitivo. A tensão arterial deve ser controlada, assim como o colesterol. O exercício físico também é importante para manter uma boa saúde. Há que ter em atenção que quantos mais fator de risco houver, mais será propício aos problemas cardíacos, acrescenta, explicando que “estes fatores devem ser controlados o máximo possível. Mesmo não sendo doentes, deveremos ter em atenção os fatores para evitar os riscos.”

No Dia Mundial do Coração, a FPC desenvolveu um programa vasto, para comemorar a data, em Vila Nova de Gaia. O Prof. Doutor João Lopes Gomes mencionou as principais atividades. “Na praça do município vamos organizar uma sessão de abertura e discutir os problemas da doença cardiovascular. De seguida, realizaremos um workshop sobre alimentação saudável, uma sessão de ioga e uma sessão sobre produtos biológicos. Na Alameda do Senhor da Pedra vai haver uma aula de atividade física. No parque da lavandeira decorrem os rastreios e também uma caminhada pelo coração.”

Por fim, o Prof. Doutor João Lopes Gomes apela ao estilo de vida mediterrâneo, não se focando apenas na alimentação, mas num estilo de vida saudável. Acrescentando que “Cuidar da saúde é uma obrigação de todos nós. Temos de juntar todos os organismos, as juntas de freguesia, as câmaras municipais, os media e os clubes recreativos. Temos de nos unir para lutar por uma saúde melhor, um estilo de vida melhor.”

Partilhar

Publicações