Com o intuito de apelar a uma “presença forte” dos gastrenterologistas dedicados à endoscopia a marcarem presença no Hotel Hilton Porto Gaia, a Prof.ª Doutora Susana Lopes explica que esta reunião terá, à semelhança das edições anteriores, uma componente formativa e pretende “aprimorar as competências dos associados da SPED".
Entre as várias temáticas que serão abordadas e que contemplam o programa científico, o ponto principal a considerar focaliza-se nas “complicações em Endoscopia: Prevenção e Resolução”, considerando-se que a endoscopia “deixou de ser um mero meio complementar de diagnóstico” e “é cada vez mais um procedimento invasivo e curativo”. Dado que se trata de uma técnica invasiva, podem surgir determinados “efeitos adversos”, ainda assim, a especialista explica que, com o passar do tempo, tais complicações não são um “motivo de alarme”.
A relação entre o médico e o doente estará também em perspetiva de debate, uma vez que nos procedimentos invasivos a simbiose “é ainda mais importante”, indica.