"Portugal é um exemplo na erradicação das hepatites até 2030"

08/08/22
"Portugal é um exemplo na erradicação das hepatites até 2030"

O Dr. António Lacerda Sales esteve nas celebrações do Dia Mundial das Hepatites Virais, assinaladas a 28 de julho, na Câmara Municipal de Lisboa. O atual Secretário de Estado Adjunto e da Saúde endereçou palavras de apreço a todos os envolvidos que têm como objetivo erradicar as hepatites virais até 2030, concretamente o diretor e o grupo executante do Programa Nacional para as Hepatites Virais (PNHV), e a Direção-Geral da Saúde (DGS). Abordou ainda a portaria recentemente assinada que visa “agilizar o acesso ao medicamento por parte do doente”. Assista ao testemunho na íntegra.

Os dados são reveladores e reconhecidos pelas autoridades de saúde internacionais de que Portugal está a caminhar no sentido certo, para se tornar “um exemplo no combate e na erradicação das hepatites até final de 2030”, considera o Dr. António Lacerda Sales, indicando que é “muito positivo” haver “mais de 18 mil doentes curados” e “uma redução nos internamentos e transplantes motivados por cirroses”. É, portanto, um sinal de que todos os agentes estão a trabalhar “bem” no que diz respeito ao diagnóstico, tratamento e testagem, tendo sido realizados, nos últimos cinco anos, “mais de quatro milhões de testes”. Deste modo, incita que cada português deveria fazer o teste das hepatites, pelo menos uma vez.

O Dr. António Lacerda Sales deixa ainda a nota da portaria assinada na semana das comemorações do Dia Mundial das Hepatites Virais, resultado da cooperação entre o governo, o diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais e a DGS, que pretende “agilizar o acesso ao medicamento por parte do doente”. Significa isto que no momento em que doente detenha a prescrição médica pode dirigir-se à farmácia hospitalar e levantar, celeremente, o medicamento, uma vez que um rápido tratamento tem consequências ao nível do prognóstico e nas possibilidades de cura.

Partilhar

Publicações