Cross Talks in PAH “refletiu a dinâmica essencial de interação entre várias especialidades”

30/06/22
Cross Talks in PAH “refletiu a dinâmica essencial de interação entre várias especialidades”

No passado mês de maio decorreu a quarta e última sessão do Cross Talks in PAH, um projeto de partilha científica que reuniu profissionais de saúde nacionais e internacionais de inúmeras especialidades com uma missão: transpor conhecimentos atualizados sobre hipertensão pulmonar além-fronteiras. O Dr. Rui Plácido, especialista em Cardiologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, promoveu, na qualidade de coordenador do Grupo de Estudos de Hipertensão Pulmonar (GEHP), comissão organizadora, um balanço da iniciativa. Assista à entrevista.

Maio foi o “ponto de encontro de conversas cruzadas focadas no tema da hipertensão pulmonar, suas formas associadas e o que se espera do que venha a ser o futuro destas patologias”, através do contributo e participação concedida por especialistas nacionais e internacionais das áreas de Cardiologia, Infecciologia, Hepatologia e Reumatologia, assim caracteriza o Dr. Rui Plácido sobre esta iniciativa, promovida pelo Grupo de Estudos de Hipertensão Pulmonar da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e que contou com o apoio da Janssen.

Esclarece que a partir das ideias transmitidas no decorrer da iniciativa há duas mensagens a destacar. Em primeiro lugar, relativamente ao diagnóstico precoce. De acordo com o cardiologista, “o diagnóstico em fases iniciais da doença associa-se a uma terapêutica com melhores resultados e consequente melhoria da qualidade de vida e morbimortalidade nos doentes”.

O segundo aspeto enaltecido pelo especialista diz respeito ao facto de que “a orientação diagnóstica e a abordagem terapêutica dos doentes com hipertensão arterial pulmonar deve ser sempre efetuada em centros de tratamentos especializados” em que cada situação “é discutida por equipas multidisciplinares” dada a “tremenda complexidade inerente aos processos fisiopatológicos que estão na base da hipertensão arterial pulmonar”.

Partilhar

Publicações