Entrevista

O Convento São Francisco, em Coimbra, vai receber, entre os dias 1 e 3 de dezembro, o 65.° Congresso Português de Oftalmologia. A News Farma conversou com o presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Prof. Doutor Rufino Silva, que partilhou a sua antevisão do evento e endereçou um convite ao pares. Veja o vídeo.

O 45.º aniversário da Nova Medical School (NMS) foi assinalado na passada sexta-feira, dia 25 de novembro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. No local estiveram recém-licenciados em Medicina e os primeiros em Ciências da Nutrição, para receberem os diplomas, seus familiares e vários outros alunos. A News Farma acompanhou a cerimónia e falou com as Prof.as Doutoras Helena Canhão e Conceição Calhau, bem como com recém-licenciados e alunos. Assista à reportagem em vídeo.

Após três dias de congresso, o Prof. Doutor Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), partilhou a sua satisfação por mais uma edição bem-sucedida do 19.º Congresso Nacional de Oncologia. “Para quem organiza um evento, o maior reconhecimento é o dos seus pares”, partilha o presidente durante a entrevista de balanço. Veja o seu depoimento.

“A intervenção nos cuidados de saúde da mulher deve ser adequada às suas necessidades e especificidades.” O alerta é da Dr.ª Maria de Belém Roseira, presidente de um Grupo de Trabalho criado recentemente e composto por especialistas e representantes de entidades científicas relevantes na área, que se reúnem hoje, às 15h30, na Conferência "A Saúde das Mulheres em Portugal", no Palacete Tivoli, na Avenida da Liberdade, para debater o estado de saúde das mulheres.

De 17 a 19 de novembro, Aveiro foi palco da interdisciplinaridade em Neurologia, o lema do congresso nacional da especialidade que juntou profissionais vocacionados para diversas vertentes não só da Neurologia, mas também assistentes sociais, enfermeiros, administradores, uma cidadã comum, entre outros. Assista ao balanço do evento pela voz da presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), a Dr.ª Isabel Luzeiro.

 

A capital portuguesa é o palco escolhido para a edição 2022 do World Diabetes Congress, uma organização da International Diabetes Federation (IDF). O encontro vai decorrer em formato híbrido entre 5 e 8 de dezembro, no Centro de Congressos de Lisboa. Em entrevista, o Dr. João Valente Nabais, vice-presidente da IDF e membro da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), destaca as mais-valias do evento e o impacto para Portugal. Veja o vídeo.

“Este é o momento de centralizar a discussão nas doenças respiratórias, tanto sobre a prevenção como o tratamento.” Este foi o objetivo do 38.º Congresso de Pneumologia, que se realizou de 10 a 12 de novembro, no EPIC SANA, do Algarve. O Prof. Doutor António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), realizou um balanço muito positivo, com o aumento do número de inscritos tanto de pneumologistas como de profissionais de especialidades complementares à área respiratória. Assista à entrevista.

A edição de 2022 do Encontro Renal voltou a juntar especialistas em Nefrologia de todo o país. O Prof. Doutor Edgar Almeida partilhou o balanço positivo do evento e os principais destaques da discussão. Veja a entrevista ao presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) em vídeo.

O Congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular (SPCCTV) realiza pela primeira vez 1st Iberic Thoracic Surgery Meeting, em parceria com a Sociedad Española de Cirurgía Torácica. A Dr.ª Cristina Rodrigues partilha que vão desenvolver “um curso interessantíssimo de técnica cirúrgica”. Assista à entrevista.

 
 

 

 

Mais de 1300 pessoas marcaram presença na Alfândega do Porto para o 22.º Congresso Nacional de Pediatria, decorrido de 26 a 28 de outubro. Para a elaboração do programa científico dos três dias de encontro, a presidente do congresso e da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), Prof.ª Doutora Inês Azevedo, relembra o contributo das secções da SPP, comissões e grupos de trabalho para o efeito, constatando que se debateram temáticas das quais os pediatras dão particular atenção, tais como a Saúde Mental, as novas tecnologias e as fake news.

Publicações